"D. Mirra é uma moura encantada, que "vive" numa gruta (ou mina) do maciço rochoso em que assenta a ermida de S. Leonardo. Durante o dia passeia-se, "invisivel", pelo matagal; à noite, recolhe-se na gruta, cuja entrada é guardada por dois dragões ("monstruosos lagartos". Que habitam, "escondidos", a montanha). Ser "desencantada", um dia, pelo homem jovem que ouse, ao bater da meia-noite, no gélido primeiro de Janeiro, enfrantar e matar os dragões. bela e prenhe de desejo, entregar-se-á em sôfrego acto de amor no silencio da noite e à luz do luar. "Quebrando" o encanto, a pequena gruta mostra-se como antecâmera de luxuoso palácio subterrâneo".
Quem arriscará um dia quebrar esse encanto?...
5 comentários:
olá lembra ogrinho qdo nós dois lemos esse lindo poema de Miguel Torga ..... lembra??! Esse lugar é mesmo mágico... até incentiva a fazer nénés . beijão. Da tua... ai!!!tevi uma branca, mas dp eu me lembro tá. bj.
OI BJS ADOREI AMEI RELOI MAMA CHUSSA LOL.+
MERDA PA ISTO LOLOLOLOOL
MERDA PA ISTO LOLOLOLOOL
O teu mundo merece outro tipo de comentários. São lendas curiosas as da tua terra, que é também a terra do meu pai. O teu amor, o teu apego ao teu chão, mostra uma pessoa com uma sensibilidade acima do normal. O teu mundo, não é um mundo banal, é rico e talentoso.
Procura e escreve mais lendas do nosso Douro.
Enviar um comentário