terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A Lenda de D. Mirra de S. Leonardo de Galafura

"D. Mirra é uma moura encantada, que "vive" numa gruta (ou mina) do maciço rochoso em que assenta a ermida de S. Leonardo. Durante o dia passeia-se, "invisivel", pelo matagal; à noite, recolhe-se na gruta, cuja entrada é guardada por dois dragões ("monstruosos lagartos". Que habitam, "escondidos", a montanha). Ser "desencantada", um dia, pelo homem jovem que ouse, ao bater da meia-noite, no gélido primeiro de Janeiro, enfrantar e matar os dragões. bela e prenhe de desejo, entregar-se-á em sôfrego acto de amor no silencio da noite e à luz do luar. "Quebrando" o encanto, a pequena gruta mostra-se como antecâmera de luxuoso palácio subterrâneo".
Quem arriscará um dia quebrar esse encanto?...

5 comentários:

Anónimo disse...

olá lembra ogrinho qdo nós dois lemos esse lindo poema de Miguel Torga ..... lembra??! Esse lugar é mesmo mágico... até incentiva a fazer nénés . beijão. Da tua... ai!!!tevi uma branca, mas dp eu me lembro tá. bj.

Anónimo disse...

OI BJS ADOREI AMEI RELOI MAMA CHUSSA LOL.+

Anónimo disse...

MERDA PA ISTO LOLOLOLOOL

Anónimo disse...

MERDA PA ISTO LOLOLOLOOL

Maria José disse...

O teu mundo merece outro tipo de comentários. São lendas curiosas as da tua terra, que é também a terra do meu pai. O teu amor, o teu apego ao teu chão, mostra uma pessoa com uma sensibilidade acima do normal. O teu mundo, não é um mundo banal, é rico e talentoso.
Procura e escreve mais lendas do nosso Douro.